Desolação: agricultor enfrenta 2º granizo em uma semana e perde toda a lavoura

12/10/2020

Lavoura de fumo tabacoLavoura de fumo tabaco

Foto: Divulgação

As chuvas de granizo voltaram a causar estragos nas lavouras do fumo do Sul do país. Dessa vez, produtores que há haviam sofrido com os estragos provocados no último fim de semana, tiveram o pouco que restou sendo devastado pelas pedras de granizo.

É o caso de Valmir de Souza, no município de Vidal Ramos (SC), que no fim de semana anterior teve 80% da lavoura devastada pelo granizo. Na ocasião, ele comemorou que pelo menos um pouco da plantação havia resistido.

?Eu e a minha esposa plantamos 85 mil pés de fumo, em dois estágios.  Um é o mais velho, pronto para  a primeira colheita . Deu granizo,  que quebrou quase  tudo, sobrou pouca coisa. E agora a gente vai  contar com o seguro Afubra  para cobrir os prejuízos  e partir para a próxima?, contou na ocasião.

Mas o alívio de Valmir durou poucos dias. Na quarta-feira, 7, outra tempestade de granizo veio e danificou o restante da lavoura. Veja imagens das pedras de gelo atingindo a propriedade do fumicultor:

 

O Departamento Mutualista da Afubra registrou, até o dia 4 de outubro ,  874  lavouras atingidas pelo granizo somente no final de semana, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná.  Desde o início da safra 2020/2021, a Afubra já contabiliza mais de  cinco mil lavouras atingidas pelos temporais de granizo. No ano passado, neste mesmo período, foi um número menor, 2.787 lavouras. 

A equipe técnica da Afubra  faz o levantamento dos danos e lembra os produtores que até o dia 31 de outubro dá tempo de contratar o seguro contra granizo e vendavais.

FONTE: https://www.canalrural.com.br/noticias/agricultura/desolacao-agricultor-enfrenta-2o-granizo-em-uma-semana-e-perde-toda-a-lavoura/

Contato