Encontros de líderes rurais percorre 10 cidades do Paraná

08/07/2023

A cidade de Campo Largo, no Paraná, sediou a décima e última etapa do 3º Encontro Regional de Líderes Rurais, promovido pela Federação de Agricultura do Estado (Faep).

O evento teve como destaque o fortalecimento da representatividade do setor no campo.

Ao longo de sua itinerância, passando por 10 cidades paranaenses, o encontro reuniu mais de 2 mil participantes, com uma participação expressiva do público feminino, representando mais de 60% das inscrições.

Um dos destaques foi a participação expressiva do público feminino, que representou mais de 60% das inscrições.

A presidente do Sindicato Rural de Campo Largo, Marilís Borgo Karachenski, ressaltou a importância da visão global que as mulheres trazem para o setor, contribuindo para a harmonia tanto na propriedade quanto em casa. Ela destacou a relevância desse contato com o mundo para o desenvolvimento do setor agrícola.

O Encontro Regional de Líderes Rurais faz parte do programa de sustentabilidade sindical da Faep, que visa promover a conexão entre produtores, sindicatos e o Sistema de Aprendizagem Rural (Senar).

Além de ações efetivas de desenvolvimento no campo, o programa busca fortalecer a importância dos líderes rurais e fomentar a sustentabilidade financeira dos sindicatos.

O produtor rural Nilles Karachenski destacou o incentivo oferecido desde o ensino médio, por meio do programa Jovem Aprendiz Agricultor, que motivou os jovens a permanecerem na atividade agrícola.

Durante a última etapa do encontro, realizada em Campo Largo, a cidade recebeu formação para os produtores e reforçou a importância dos líderes rurais. A meta é impulsionar a sustentabilidade financeira dos sindicatos e aumentar o engajamento político do setor.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep/Senar-PR, ressaltou a função do Senar em fornecer conhecimento aos produtores e trabalhadores rurais, destacando a evolução tecnológica no setor agrícola.

Preocupações sobre o Plano Safra 23/24

As repercussões sobre o Plano Safra 23/24 no Paraná ainda estão concentradas nos recursos subsidiados, que não estão disponíveis nos bancos.

Outra preocupação é a falta de informações sobre o valor que será disponibilizado para o seguro rural.

Jeffrey Albers, coordenador do Departamento Técnico e Econômico do Sistema Faep/Senar-PR, destacou a apreensão do mercado em relação a essas questões, enfatizando a importância do seguro como uma ferramenta fundamental para minimizar os problemas dos produtores no acesso ao crédito e gerenciamento de riscos.

Os produtores que buscam recursos ainda encontram obstáculos na contratação, o que gera preocupação quanto à execução do Plano Safra.

encontro de lideranças, faep, ruraisencontro de lideranças, faep, rurais

FONTE: https://www.canalrural.com.br/parana/encontros-de-lideres-rurais-percorre-10-cidades-do-parana/

Contato