Redução do número de partidos políticos e fortalecimento do Congresso Nacional nas tomadas de decisões são pontos, que segundo o consultor político João Henrique Hummel, mostram que o Brasil passa por uma ?revolução política?. Um grande exemplo de sucesso e crescimento, aponta ele, é a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) nos últimos anos.
Os rumos da política brasileira e o fortalecimento da FPA são alguns dos assuntos do programa Direto ao Ponto desta quinta-feira (20).
?Hoje, nós estamos numa grande revolução política no Brasil, da democracia, da consolidação do processo democrático. Temos dois fatores ocorrendo ao mesmo tempo, que estão gerando essa situação. O primeiro é que, e as pessoas não percebem, estamos tendo uma reforma política. A segunda grande modificação é que hoje o Congresso está forte?, diz Hummel.
Foto: Canal Rural Mato Grosso
Conforme ele, em um ano o país saiu de 28 partidos e/ou federações aptos a receber recursos políticos para participar das eleições para 13.
?Se continuarem essas regras, nas eleições de 2026 deve-se reduzir para seis ou sete partidos?.
A FPA, de acordo com João Henrique Hummel, é uma história que vai ser contada ao longo do tempo na política brasileira, uma vez que contou com a participação de entidades ligadas ao agronegócio.
?No início do século passado era só o Executivo para aprovar tudo. O sonho de todo o mundo era colocar o seu tema numa Medida Provisória. E, a Medida Provisória trancava pauta e você era obrigado a estar em contato com o executivo. Com a FPA o que aconteceu foi diferente. A gente não procurava o executivo. A gente propunha os projetos, dava suporte técnico para os parlamentares debaterem com a sociedade. Esse fortalecimento é que levou a situação hoje da FPA ter toda essa força política que tem?.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.