Georreferenciamento na certificação de terras é realçado em programa

03/12/2022

O último episódio da quarta temporada do Agronomia Sustentável vai ao ar neste sábado (3), às 9h, na tela do Canal Rural. O destaque do programa é o papel do agrimensor e do cartógrafo no georreferenciamento de áreas rurais. A ferramenta é indispensável ao produtor rural, já que lhe permite oficializar a área e ter a documentação em dia para empréstimos e possíveis comercializações de terreno.

A equipe foi até à Universidade Federal da Bahia (UFBA) para mostrar um campo experimental de estudos, trabalhado pelos alunos da institução. Por lá, ouviu professores e especialistas que evidenciam, entre outros pontos, a importância da lei 10.267, de 2001. Segundo os especialistas ouvidos, o documento foi primordial ao setor, transformando a concepção que a sociedade brasileira tem do ordenamento territorial no meio rural. Além disso, a norma trouxe mais reconhecimento ao profissional.

O Brasil conta, hoje, com cerca de um milhão de imóveis rurais georreferenciados e certificados.

O Agronomia Sustentável é uma realização do Conselho Federal e Regional de Engenharia e Agronomia (Confea e Crea), Mútua e Canal Rural. Os episódios vão ao ar na TV aos sábados, às 9h, com reprise no domingo, às 7h30 (horários de Brasília), mas também podem ser conferidos na página do site.

FONTE: https://www.canalrural.com.br/agronomiasustentavel/georreferenciamento-na-certificacao-de-terras-e-realcado-em-programa/

Contato