Infraestrutura tem que acompanhar o crescimento da agropecuária, diz Miguel Daoud

20/07/2022

A infraestrutura brasileira é ?deficiente?. E, assim, não consegue acompanhar o desenvolvimento econômico do país ? sobretudo o constante crescimento da agricultura e do agronegócio. Essa deficiência aumenta os custos para se manter a produção relacionada ao agronegócio. É o que avalia Miguel Daoud, comentarista do Canal Rural.

Daoud detalhou como, na prática, a infraestrutura deficitária ajuda a encarecer a atividade agropecuária. ?O custo para você escoar a safra é muito alto?, afirmou o analista econômico ao participar da edição desta terça-feira (19) do telejornal ?Mercado & Companhia?. Ao conversar com a apresentadora Pryscilla Paiva, ele destacou que agricultores e pecuaristas brasileiros têm, cada vez mais, investindo em tecnologias da ?porteira para dentro? de suas propriedades rurais, principalmente em pontos voltados à tecnologia e inovação. O que, na visão dele, não ocorre com a estrutura de transporte que deveria ser fornecida pelo poder público.

?O custo para escoar [a produção] ou receber os produtos necessários para a agropecuária acaba tendo uma elevação muito alta? ? Miguel Daoud

?No entanto, o custo para escoar [a produção] ou receber os produtos necessários para a agropecuária acaba tendo uma elevação muito alta, em decorrência da deficiência da nossa infraestrutura?, avaliou Daoud. Investir em serviços de cabotagem ? com a chamada ?BR do Mar? ? e tirar do papel projetos de ferrovias são alguns pontos para ajudar no tratamento contra a ?deficiência? do setor de infraestrutura, destacou o comentarista contratado do Canal Rural.

Investir somente em portos não resolve a infraestrutura

Miguel Daoud comentou, ainda, a decisão do governo federal, que autorizou a construção de seis terminais portuários, em projeto que contará com mais de R$ 10 bilhões. ?Boa notícia?, pontuou o comentarista. O que, de acordo com ele, estará longe de resolver os problemas de logística e infraestrutura para o agronegócio. ?Você tem que criar condições de segurança e ter um projeto em que as peças se encaixem?, disse. ?Não adianta nada ampliar os portos se você não tem como chegar nos portos?, complementou.

Leia também: Alvo de protestos, primeiro-ministro da Holanda muda discurso e quer ?estabelecer um setor agrícola forte?

E mais: Soja: Chicago realiza parte dos lucros em cenário de maior aversão ao risco

E ainda: Supermercados estão com o menor estoque em dois anos

FONTE: https://www.canalrural.com.br/noticias/infraestrutura-tem-que-acompanhar-o-crescimento-da-agropecuaria-diz-miguel-daoud/

Contato