No Uruguai, Lula discute Mercosul e acordo com a China

26/01/2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na manhã desta quarta-feira (25) em Montevidéu, capital do Uruguai. A visita oficial faz parte da primeira viagem internacional de Lula desde a posse, no último dia 1º.

Um dos objetivos da visita de Lula ao país vizinho é convencer o presidente uruguaio a desistir de um acordo de livre comércio com a China que vem sendo negociado há pelo menos dois anos. Na avaliação do governo brasileiro, o acordo poderia destruir o Mercosul.

Isso acontece porque o acordo com a China infringe algumas regras do bloco: uma delas é que o Mercosul prevê uma tarifa externa comum aos membros e o Uruguai estaria discutindo uma tarifa menor com a China. A outra é os membros do bloco não podem firmar acordos comerciais e alfandegários de forma isolada, que é justamente o que deve acontecer caso o Uruguai, de fato, feche o acordo com a China.

Nilson Leitão é reeleito presidente do Instituto Pensar Agro 

Apesar disso, o presidente Lacalle reforçou, ontem, que a intenção do país é avançar com as negociações com a China. E disse, inclusive, que os outros países do bloco serão bem-vindos, caso queiram participar das tratativas.

Já pela tarde, o presidente brasileiro se reúne com o ex-presidente Pepe Mujica, que é um antigo aliado de Lula, também de esquerda, e que é agricultor e foi ministro da pecuária.

No início da noite, Lula deixa Montevidéu, e tem a chegada à base aérea de Brasília prevista para a noite.

FONTE: https://www.canalrural.com.br/brasilia/lula-desembarca-em-uruguai-para-discutir-acordo-de-livre-comercio/

Contato