‘O Ministério da Agricultura acabou’, afirma vice-presidente da Faesp

13/01/2023

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, divulgou um vídeo lamentando o que classifica como desestruturação do Ministério da Agricultura (Mapa), com a divisão das funções com outras pastas. ?Sem dúvida nenhuma, o Ministério da Agricultura acabou?, diz ele no vídeo, mencionando que o Mapa até então garantia a geração de de políticas agrícolas do país, o abastecimento e a segurança alimentar.

De acordo com Meirelles, a entidade havia procurado o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, com uma documentação em que demonstrava preocupação com o fortalecimento do Mapa.

?Nós não temos mais o abastecimento [no ministério], não temos mais o aspecto de desenvolvimento da política agrícola, de um seguro, dos investimentos que precisam ser feitos [no setor]?, afirma.

Migração de funções da pasta da Agricultura

Meirelles lembra ainda que atribuições importantes do Mapa passaram para outros âmbitos do governo federal. ?O Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA) foram para o Meio Ambiente, a agricultura familiar foi para o Desenvolvimento Agrário, assim como o aspecto de abastecimento e da política agrícola?.

Ele elogia a experiência agrícola e parlamentar de Carlos Fávaro, escolhido pelo presidente Lula para estar à frente da Agricultura. ?Mas ele vai estar amarrado, com o comprometimento que o CAR e o PRA foram pro meio ambiente, vai comprometer a implementação do Código Florestal. Hoje teremos uma grande dificuldade com o ministério, do jeito que foi montado?, complementa.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

FONTE: https://www.canalrural.com.br/noticias/agricultura/o-ministerio-da-agricultura-acabou-afirma-vice-presidente-da-faesp/

Contato