‘Quero parabenizar a chegada do Canal do Criador’, diz ministra Tereza Cristina

13/09/2020

Expodireto CotrijalExpodireto Cotrijal

Foto: Expodireto Cotrijal/ Divulgação

O Canal do Criador entrou no ar neste sábado, 12. Focado em conteúdo de pecuária, o projeto integra a plataforma de comunicação do Canal Rural, que além de operar uma emissora de TV, realiza transmissão de eventos e leilões pela internet.

Durante o evento de inauguração, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina mandou um recado de boas vindas para o novo ?irmão? do Canal Rural. 

?Quero parabenizar e desejar muito sucesso ao canal do criador. Mais uma alternativa de informação para os produtores rurais. Tenho certeza que vocês levarão ao produtor informações importantíssimas que ele precisa para produzir cada vez mais, melhor e com sustentabilidade. Desejo que vocês trabalhem cada vez mais para esse setor que é tão importante e está no DNA do nosso Brasil?, disse a ministra.

 

O Canal do Criador

A ideia de criar um canal 100% dedicado à pecuária surgiu durante a pandemia. Feiras, congressos e leilões presenciais foram cancelados por conta das medidas de isolamento social.

O objetivo é oferecer aos pecuaristas uma nova ferramenta de comunicação que ajude na tomada de decisões em todo o processo produtivo, desde a compra de insumos até a venda da produção. ?Esse canal terá o tempo todo informações de clima, de mercado, e agendas na tela da TV?, afirmou o presidente do Canal Rural, Julio Cargnino.

O Canal do Criador surge em um momento histórico para a pecuária brasileira. O país tem o maior rebanho do mundo, e é também o maior exportador de carne bovina. No ano passado, toda a cadeia movimentou R$ 618 bilhões, o que representa 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Nelore, Nabih Amin El Aouar, raça que representa 80% do rebanho nacional, o desafio agora é promover uma padronização nacional de qualidade. ?Não adianta só contribuirmos com novas tecnologias. Temos que contribuir com conhecimento. E é exatamente em para isso que o Canal do Criador será uma grande ferramenta, para transferir conhecimentos para aqueles que têm menos acesso?.

No caso da carne angus, a produção no Brasil vem crescendo, em média, 10% ao ano, com desenvolvimento genético e sustentabilidade. Atualmente, são 10 mil produtores. ?Vejo, sim, que o Canal do Criador vai ajudar aquele criador que ainda não conhece a raça, para que experimente e veja que realmente o resultado que nós dizemos acontece?, afirma o presidente da Associação Brasileira de Angus, Nivaldo Dzyekanski.

O novo canal atenderá também um setor que vem batendo recordes no país: o de leilões. Só este ano, foram mais de 500 transmissões entre Canal Rural e Lance Rural, e a expectativa é de chegar a mil leilões até o fim de 2020.

Logo na estreia, o Canal do Criador vai apresentar um dos mais tradicionais leilões da raça nelore do país. A 30ª edição do Elo de Raça, em Uberaba (MG). ?Vão ter animais de um milhão de reais. Ele já abre muito forte, e isso, para nós, é bom porque já vai trazer um público?, afirma o diretor de Pecuária do Canal Rural, Plínio Queiroz.

A previsão do tempo também fará parte da programação, com uma abordagem específica para o pecuarista. ?Serão boletins diários, de cinco minutos, com todas as informações relevantes para as pastagens, necessidade hídrica para rebrota, e mapa de água disponível no solo?, conta a editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva.

O canal escalou três times de craques com participações diárias. O time de analistas de mercado, como Lygia Pimentel (Agrifatto), Carlos Cogo (Cogo ? Inteligência em Agronegócio) e Alcides Torres (Scot Consultoria). O time de técnicos, como Antônio Chacker e Benedito Rosa, que vão abordar assuntos relacionados à gestão e manejo. O time de criadores e influenciadores, com Tirso Meirelles, vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de São Paulo (Faesp), e Maurício Veloso, presidente da Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon).

?O Canal do Criador e o Canal Rural vão interagir muito, serão crossmedia, com troca de informação e conteúdos complementares: um apresenta até determinado nível e o outro aprofunda. Serão canais irmãos que vão trabalhar em conjunto para o desenvolvimento da pecuária?, afirma o presidente do Canal Rural, Julio Cargnino.

A partir deste sábado, 12,, um nova programação 24 horas, 100% dedicada ao pecuarista. Transmitida pela operadora Sky, no canal 166, e por mais de 20 milhões de pontos de parabólicas analógicas em propriedades rurais em todo o país.

 

FONTE: https://www.canalrural.com.br/canal-do-criador/quero-parabenizar-a-chegada-do-canal-do-criador-diz-ministra-tereza-cristina/

Contato