Secretaria de Agricultura do DF apresenta balanço do Programa Terra Brasil

24/12/2022

A Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) apresentou na última semana um balanço anual do Programa Terra Brasil e divulgou novas propostas e condições de crédito para 2023. De acordo com o levantamento, neste ano 95 projetos foram contratados na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno (RIDE), e a expectativa para 2023 é chegar a 300. 

Segundo a secretaria, o Programa Nacional de Crédito Fundiário ? Terra Brasil tem como objetivo dar a oportunidade do acesso à terra ao trabalhador rural. De acordo com seu perfil de renda e patrimônio, cada produtor recebe um financiamento bancário que possibilita a compra de um imóvel rural com condições (valor, prazo, juros e carência) diferenciadas.

Pesquisa aponta como vive a população rural do DF (canalrural.com.br)

 As linhas de crédito do Programa podem chegar a até R$174.289,41, e para produtores com patrimônio de até 40 mil reais, por exemplo, a taxa anual de juros não passa de 0,5%. ?Nós já atendemos famílias do Goiás e do DF que não tinham terras, e que passaram a ter pelo Crédito Fundiário. Nossa apresentação teve o objetivo de mostrar às famílias como o Programa funciona, para que possamos aumentar ainda mais o número de beneficiários?, afirmou o diretor de Crédito Fundiário da Seagri-DF, Adão Carlos.

Para o secretário de Agricultura, Candido Teles, o Programa tem potencial para levar paz social ao campo.

?O Terra Brasil foi um achado do governo. Ele dá cidadania aos pequenos produtores, além do direito de comprar sua terra de forma financiada, com assistência técnica e com a compra da sua produção garantida, pois o poder público pode comprar da agricultura familiar por dispensa de licitação. O caminho mais curto para se chegar à paz social no campo é através da escritura?, finalizou Teles.

FONTE: https://www.canalrural.com.br/brasilia/seagri-apresenta-balanco-do-programa-terra-brasil/

Contato