Soja: clima traz boas novas aos produtores do Sul, especialmente aos gaúchos

21/01/2023

Produtores de soja do Rio Grande do Sul terão uma boa notícia vinda dos céus: chuva nas lavouras neste fim de semana. As precipitações serão úteis, também, para amenizar as temperaturas que excedem os 38°C, principalmente na fronteira oeste.

Deste sábado (21) até a próxima quarta-feira (25), a estimativa é de 50 mm de chuva no Paraná e 30 mm em Santa Catarina e na metade norte do estado gaúcho. Nos próximos dias, a formação de um novo corredor de umidade aumenta as chances de temporais no Sudeste e Centro-Oeste. O mesmo ocorre em áreas do Matopiba e na Região Norte do país.

Já de 26 a 30 de janeiro, a chuva permanece concentrada entre os estados do Sudeste e do Centro-Oeste, com acumulados de até 70 mm em algumas áreas, especialmente no Pará. Aliás, o estado sediará a Abertura Nacional da Colheita da Soja – Safra 22/23. O evento será no município de Santarém, no dia 09 de março.

No final de janeiro, o tempo continua a ficar seco no Sul e com chuvas mais escassas, que não ultrapassam os 15 mm. Contudo, entre 31 de janeiro e 04 de fevereiro, as precipitações tendem a ganhar força nas regiões produtoras de soja do Rio Grande do Sul. Desta forma, as lavouras do estado, que estavam sofrendo com a estiagem, têm chance de se recuperar.

FONTE: https://www.canalrural.com.br/projeto-soja-brasil/soja-clima-chuva-rio-grande-do-sul/

Contato